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O que falta para você dormir bem?

Dormir bem é um dos principais fatores para se levar uma vida saudável e com qualidade. No entanto, os brasileiros dormem pouco. Segundo dados do Instituto do Sono, mais de 60% da população paulistana sofre com problemas de sono. Mas o que falta para você dormir bem?

Dormir bem é um dos principais fatores para se levar uma vida saudável e com qualidade. No entanto, os brasileiros dormem pouco. Segundo dados do Instituto do Sono, mais de 60% da população paulistana sofre com problemas de sono.

A privação do sono provoca diversos efeitos em nossas vidas. Pessoas que dormem pouco podem ficar irritadas, ter dificuldade em realizar tarefas diárias e sentir falta de energia.

No entanto, não dormir bem também tem consequências a longo prazo em nossa saúde. Há um maior risco de se desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, disfunções sexuais e perda de memória.

Sendo assim, a Veeva Saúde preparou este post para te ajudar a entender porque você não consegue dormir bem e o que pode ser feito para ajudar.

Por que não consigo dormir bem?

Há muitas causas para a piora na qualidade do sono ou falta total dele. As motivações vão desde causas orgânicas, como desregulação em alguns hormônios, e psíquicas, como estresse e ansiedade, ou até mesmo distúrbios respiratórios.

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A seguir, conheça alguns dos motivos que podem estar te privando de uma noite de sono de qualidade:

Insônia

A insônia é uma das queixas mais comuns dos pacientes que buscam ajuda para dormir melhor. As principais reclamações são acordar cansado, mesmo tendo dormido às oito horas recomendadas, interrupções durante a noite e despertar no meio do sono e não conseguir retomá-lo.

Este distúrbio do sono pode estar ligado a questões orgânicas, como hormônios desregulados. Se este for o motivo, o recomendado é procurar um especialista em sono para avaliar a situação.

Porém, a insônia  também pode ter causas psíquicas. É comum que pessoas estressadas e ansiosas devido ao desgaste cotidiano ou por situações específicas apresentem problemas para dormir bem. 

Se esse for o caso, há algumas mudanças de hábitos que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono do paciente. Porém, ainda é recomendado procurar um especialista para indicar o tratamento cognitivo-comportamental adequado.

Porém, apesar das características serem comuns a muitas pessoas, a insônia deve ser uma preocupação se observado que ocorre de maneira crônica, ou seja, com frequência e por um longo período. 

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Ronco e apneia

Outro distúrbio do sono muito comum é a apneia. Este distúrbio respiratório que acontece durante o sono consiste em paradas momentâneas da respiração, fazendo com que a pessoa acorde em um sobressalto.

Essa resposta do sistema nervoso central à falta de oxigenação no cérebro é o que interrompe o sono, uma vez que pode se repetir de 40 a 60 vezes durante uma noite. 
Há muitas hipóteses em estudo para a ocorrência da apneia. As causas apontadas por especialistas como mais prováveis são:

  • Obesidade
  • Hipotireoidismo
  • Refluxo gastresofágico
  • Desarmonia craniofacial (mandíbula e maxilar)

Além disso, o ronco está bastante associado à apneia. Uma vez que o ronco é provocado pela obstrução das vias respiratórias, ele pode levar ao bloqueio temporário das mesmas devido ao relaxamento dos músculos da garganta.  

No entanto, isso não quer dizer que todas as pessoas que roncam têm apneia, apenas que pode ser um dos indicadores. Novamente, um especialista deve ser consultado para diagnosticar a existência deste distúrbio do sono e indicar o tratamento para te ajudar a dormir melhor.

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Como posso dormir melhor?

O uso de medicamentos para causar sonolência é uma das alternativas a qual muitos pacientes recorrem para dormir melhor. No entanto, este tipo de solução não é a indicada em todas as situações.

Para casos de insônia eventuais ou em momentos de estresse, a Veeva Saúde separou algumas dicas para implementar no seu dia a dia que podem te ajudar a dormir melhor. Confira:

Estabeleça uma rotina de sono

Antes do advento da energia elétrica, o sono de um ser humano comum se regulava conforme as horas de luz durante o dia. Quando o sol se punha, o corpo entendia que era a hora de se recolher, bem como o nascer do sol significava a hora de acordar.

Isso indica que o corpo humano possui um relógio biológico programado para operar em um ciclo de 24 horas. Todo esse mecanismo é adaptado para especificidades genéticas e hábitos sociais. 
Por isso, dormir e acordar em horários regulares ajuda a regular o relógio biológico e pode melhorar a qualidade do sono.

Evitar ingestão de cafeína

Presente em bebidas como café e chá e em alimentos como chocolates, a cafeína é um poderoso estimulante que pode atrapalhar o sono

Sendo assim, para dormir melhor, evite ingerir cafeína no período que antecede a hora de deitar.

Evitar ingestão de bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas, especialmente se ingeridas em excesso, geram um desconforto no estômago, podendo causar refluxo.

Além disso, o álcool tem propriedades diuréticas, o que pode fazer com que você acorde diversas vezes durante a noite para ir ao banheiro. Um sono interrompido com frequência não é restaurador.

Por esse motivo, evite ingerir bebidas alcoólicas em excesso próximo à hora de dormir.

Evitar se expor a telas antes de dormir

O hormônio responsável por regular o sono em nosso organismo é a melatonina. Por ser sensível à luz, seu desempenho pode ser afetado pela luminosidade das telas e interferir na qualidade do sono.

Isso significa que, além de não conseguir relaxar, você pode demorar a pegar no sono se estiver sob o estímulo de aparelhos eletrônicos. Sendo assim, desligue o celular e a televisão ao se deitar.

Sendo o sono extremamente importante para se levar uma vida de qualidade, é imprescindível que se preze por boas práticas para dormir. Porém, se as interferências no sono persistirem, procure auxílio médico.

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